O aumento na procura por uma segurança financeira levou um ser público ao encontro do mundo dos investimentos.

Ao contrário do que muita gente pensa, investir não é algo de sete cabeças. A praticidade é a palavra chave desse mercado.

A bolsa de valores oferece seu serviço dividido, e hoje irei falar sobre a renda fixa e renda variável. Cada uma delas foi elaborada para um tipo de investidor diferente.

Porém, não é todo mundo que sabe qual o melhor tipo de investimento e o mais estável.

São tantas as opções que resolvi selecionar alguns passos que achei cruciais para que você se torne um investidor de renda variável com uma total segurança. Vamos lá!

BOLSA DE VALORES:

A bolsa de valores é um mercado online de negociações, onde investidores negociam ações de empresas e produtos financeiros.

Lá, você encontrará variados tipos de ações, que vão de negociação com empresas alimentícias e farmacêuticas. Ou seja, gosto para todos os públicos.

EXPLICANDO RAPIDAMENTE SOBRERENDA FIXA:

Considerado como o mercado seguro, esse tipo de investimento é emitido pelo governo ou por organizações privadas. Eles funcionam como um tipo de empréstimo.

A renda fixa é considerada por muitos investidores como ’ficar na areia’, sendo recomendado para pessoas que não querem correr grandes riscos.

Exemplos de renda fixa:

– CDB;

– LCI;

– RDB;

Tesouro Direto;

RENDA VARIÁVEL:

Aqui, o rendimento vem através do investidor, que virá sócio ou proprietário do negócio ou produto ofertado pela bolsa de valores. Todo o seu lucro saí do produto que ele comprou.

Porém, como você é o investidor, não será acobertado financeiramente caso o seu produto seja danificado.

Por isso chama-se de renda variável, afinal, você não saberá ao certo o quanto irá lucrar.

Exemplos de renda variável:

– Ações na bolsa de valores;

– Câmbio (dólar, euro e etc);

– COE;

– Commodities;

– Clubes de Investimento:

Criptomoedas (bitcoin, litecoin e etc);

– Crowdfunding;

ETF de ações;

– Fundos de Ações;

– Mercado Futuro.

PONTOS NEGATIVOS:

Claro, toda ação que a renda variável oferece se torna arriscada, pois, você poderá perdê-la a qualquer momento, além do risco da variação de valores recebidos de acordo com a sua rentabilidade esse mês.

Então, tome bastante cuidado com as oscilações desse mercado.

Outro ponto a ser levado em consideração é saber no que investir. Caso a empresa na qual você está buscando sofra com o mercado atual, você deve ficar atento e saber operar para que não perca a sua rentabilidade.

É necessário conhecer um pouco sobre economia, regras de mercado e ir a fundo em informações sobre o produto para poder saber a hora de investir, mas também de fazer a sua retirada.

Cuidado com as ’promoções’ oferecidas nesse mercado, principalmente se você é novato na área. Mesmo que seja aquela empresa/negócio que você sempre sonhou em participar, seu sonho de infância.

Nesse mercado, a desvalorização de qualquer produto pode acabar atingindo drasticamente o seu investimento.

Na renda variável, são cobrados alguns tipos de taxas por corretoras para que você faça seu investimento.

Existem diversos custos, como taxas de custódia e corretagem, imposto de renda, taxa para homer broker, entre outros.

Então, antes de entrar nesse mercado, veja qual é a corretora que oferece as menores taxas, para que assim você não tenha nenhuma perda de valores.

Esse tipo de investimento trás uma melhor rentabilidade a longo prazo, então, paciência e estratégia precisam ser seu aliado durante sua passagem por esse mercado.

Caso você esteja saindo da renda fixa para a renda variável é normal e necessário certo tempo para que se acostume com esse novo modelo.

A rotina é totalmente diferente, então, procure estudar sempre as possíveis altas e baixas desse método.

PONTOS POSITIVOS:

Porém, nem tudo é negativo nesse mercado, temos como a primeira vantagem a rentabilidade.

Caso seu investimento seja numa boa empresa/negócio, você pode tirar um valor bem maior que o aplicado.

Diversifique nos seus investimentos. Essa é uma grande vantagem desse mercado. Pois, caso venha a acontecer algum prejuízo com um deles, o outro ainda estará rendendo, o que te ajudará a se levantar caso o prejuízo seja grande.

Como diz aquele ditado: Jamais deposite todos os ovos na mesma cesta.

Você também poderá se gabar que possui parte – mesmo que seja pequena – de empresas como A Ambev e a Petrobrás.

Já pensou? Para isto basta comprar suas ações. Ao comprá-la, você se torna sócio daquela empresa. Legal né? Então, seja sábio ao escolher a sua empresa.

Os fundos imobiliários são uma boa pedida, pois, investem em materiais concretos, como prédios.

Ele te oportuniza em além de receber sobre a construção, se tornar dono de apartamentos, casa e outros investimentos nesse ramo, aumento cada vez mais a sua renda.

A facilidade em comprar e vender se torna uma vantagem quando se trata de renda variável.

Com apenas alguns cliques ou ligações você consegue adquirir um produto ou se desfazer dele, sem precisar esperar pelo prazo de vencimento, imposto pela renda fixa.

A variedade de investimentos é o ponto crucial desse método.

Nele, você pode encontrar as mais diversas empresas, produtos, negócios, ações e até criptomoedas. Não precisando ficar preso a bancos e o governo.

CONCLUSÃO

Traçar objetivos ao entrar no mercado de renda variável é essencial para se manter vivo nesse tipo de negócio.

Conhecer sobre economia, bolsa de valores e câmbio é o básico ao adentrá-lo. Busque conselho de profissionais da área para saber qual o melhor tipo de renda variável é melhor para o seu perfil.

Jamais pare de investir. Não é porque você participa do time que está ganhando que deixará de variar o seu leque de investimentos.

Lembre-se que este mercado é instável, então a melhor coisa a se fazer é distribuir o seu recurso monetário.

Para entrar nesse meio é necessária muita cautela, objectividade e estudo de mercado.

Então, espero ter te ajudado nessa decisão, e caso após você conhecer um pouco mais sobre cada detalhe desse mercado achar que esse é o tipo de negócio para você, vá atrás, comece já o seu investimento.

Deixo aqui o link de um curso para que você possa começar seus estudos sobre este mercado que muda a vida de muitas pessoas todos os dias.

Categorias: Finanças

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro