Sempre ouvimos nossos pais falando sobre como a poupança é a melhor opção para quem quer guardar dinheiro, como ela é segura e como você não deve nunca se arriscar com outros investimentos.

Mas, hoje em dia com acesso a mais informações, sabemos que não é bem assim, embora a poupança seja uma forma de guardar dinheiro super popular ela não é nem de longe tão boa quanto às pessoas fazem parecer.

Com muito pouco esforço posso provar que você não deve deixar o seu dinheiro na poupança.

Preparei 7 verdades que nunca te contaram sobre a poupança que podem mudar para sempre a sua visão.

INFLAÇÃO EM QUEDA

Investir na poupança pode até já ter sido uma boa ideia nos últimos anos, mas sem dúvidas isso não é mais verdade.

Graças a uma série de mudanças políticas e econômicas a inflação vem caindo rapidamente e o provável é que essas quedas se tornem ainda mais intensas em 2019.

Com isso a rentabilidade da poupança irá diminuir ainda mais do que diminuiu no último ano, enquanto que outras opções de investimentos terão maior rentabilidade e ganhar ainda mais interesse no mercado em crescimento.

Sem dúvidas esse não é um bom ano para quem deseja começar uma poupança e pode ser o momento certo para quem tem um dinheiro aplicado nela pensar em tirar e mudar.

TAXA DE JUROS CADA VEZ MAIS BAIXA

Desde o começo de 2018 às taxas de juros oferecidas pela poupança vem caindo lentamente, mas de forma constante.

Para quem deseja colocar dinheiro mensalmente em um fundo de investimentos a poupança está literalmente se tornando menos atraente a cada dia, de modo que se ela já não era uma boa opção antes, a tendência é que se torne ainda menos já que às quedas parecem estar se estabilizando.

Porém, está muito longe de dar sinais de que irá voltar a crescer, investir na poupança se tornou apenas uma forma de lentamente jogar dinheiro fora.

POSSÍVEIS INTERVENÇÕES

Existe ainda um perigo de investir na poupança que poucas pessoas parecem estar cientes.

O governo têm um controle rigoroso sobre a poupança e quando ela começa a atrair mais investidores os títulos de tesouro direto deixam de ser interessantes.

Para prevenir isso é comum que o governo tome providências para aleijar a poupança fazendo com que seu dinheiro de um dia para o outro pare de crescer e comece na verdade a perder poder aquisitivo.

Fazendo com que você não possa mais sequer comprar às mesmas coisas que compraria antes de colocar o dinheiro na poupança para começo de conversa.

EXISTEM MUITAS OPÇÕES MELHORES

Investir na poupança não é realmente investir, existem dezenas de opções melhores para quem deseja fazer um investimento de médio ou longo prazo e que podem se tornar  atraentes com o passar do tempo.

Embora a poupança tenha a vantagem da liberdade de poder colocar e tirar o seu dinheiro a qualquer momento, ela na verdade não oferece uma rentabilidade lógica para que você tenha um motivo atraente para colocar o seu dinheiro.

Temos vários posts sobre investimentos mais atraentes que a poupança como Tesouro e Renda variável.

SEGURANÇA

Embora a maior propaganda de incentivo para quem deseja investir na poupança seja a segurança, a poupança não é nem de longe o método de investimento mais seguro.

Além de todos os problemas que citei neste artigo a poupança não é protegida pelo órgão de proteção ao crédito, de modo que se o seu banco for à falência por algum motivo você pode acabar perdendo seu dinheiro.

Ao contrário deste existem diversos investimentos que são protegidos e que continuam gerando renda mesmo quando o seu banco ou corretora for à falência por algum motivo, esses sim são investimentos seguros.

ANIVERSÁRIO DA POUPANÇA

Sempre que se pensa em investir na poupança a ideia é que você vai ganhar algum dinheiro o tempo todo por ter deixado parte de seu dinheiro guardado com o banco.

Isso seria ótimo se você realmente fosse receber seus valores diariamente, mas além do fato de que a poupança oferece reajustes muito pequenos, ela ainda possui um sistema que chamamos de aniversário da poupança.

Isso significa que o dinheiro apenas gera rentabilidade toda de uma vez quando você completa aniversário do seu investimento.

Então, embora a rentabilidade prometida seja fixa durante o mês ela não acontece aos poucos durante esse período, no lugar disso ela acontece toda de uma vez fazendo com que se você tirar antes você perca todo o tempo que investiu.

PODE PERDER PARA A INFLAÇÃO

Por último e ainda mais assustador, quem investir na poupança em 2019 pode estar correndo o risco de ver o seu dinheiro perder muito valo,  já que existe a chance de que os reajustes da poupança passem a ser ainda menores do que às taxas da inflação, deixando você em uma situação bem complicada.

CONCLUSÃO

Não restam mais dúvidas, investir na poupança é sem dúvidas uma escolha que você não vai querer fazer para o seu futuro.

No lugar disso, procure uma corretora de qualidade e faça um investimento que realmente possa te ajudar.

Categorias: Finanças

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro